25 outubro, 2007

Psicologias e teorias duvidosas!


Hoje calhou de ter uma conversa com uma psicóloga. Se bem que eu não tenha nada contra essa profissão, tendo até amigos que são orgulhosos profissionais desse ramo, não sei porquê, mas tenho uma certa desconfiança quanto a algumas das coisas que dizem... e uma foi dita hoje!

Que a obesidade está muitas vezes relacionada com assédio sexual na infância!

Eu já sabia que quem sofre maus tratos na infância, pode ser um causador de maus tratos na idade adulta... e que muitos dos que sofreram abusos sexuais em crianças, também podem ser eventuais abusadores, mas isto?!

Perante a minha incredulidade, até me mandou ir pesquisar no google sobre o assunto! Mas sinceramente ainda não tive tempo. E como sei que pelo menos duas psicólogas (ou uma e meia :P) vêm cá ler a tasca, pensei que talvez soubessem algo sobre o assunto.

Eu ainda perguntei à tipa, por curiosidade, se ela se estava a referir a comer por compulsão... mas ela sorriu assim enigmaticamente e disse que não! Será que ela estava à espera que eu lhe pagasse uma consulta visto ser assim para o gorda? :P

7 comentários:

mtheman disse...

tá explicado... então a culpa é daquelas gajas todas que andavam atrás de mim no infantário...

o segredo da lua disse...

Sinceramente nunca li nada sobre este assunto portanto nao te posso explicar.
Mas nao me parece qssim tao linear, de certeza que nao estava a falar dum caso especifico?

Girstie disse...

Eu não sou psicóloga mas não me parece que isso possa ser verdade. Acho díficil haver assim uma relação tão directa.

MoonWolf disse...

Eu tb não sei... Mas o ser humano é capaz de feitos incríveis, e quando se fala do nosso amigo cérebro.. Pois é... o Tico e o Teco são uns bichos danados... chato é quando se zangam...

Beijos ;)

*Filipa disse...

Eu cá vou deixar a minha meia (=P) opiniao acerca disso. Nunca li tal coisa... A obesidade está relacionada com uma conjectura de varios factores.. genetica, sedentarismo, metabolismo, claro q o psicológico também dá por vezes o ar da sua graça, mas normalmente é como falas, comer por compulsão, ou por uma patologia d dismorfias... Agora estar muitas vezes relacionada com assedio sexual nunca ouvi... mas vou perguntar la na fac a ver s ele m sabem explicar... Beijinhos!!

Mãe Happy disse...

Fiwipinha, minha 1/2 psicóloga visitante assídua cá do beco. Se puderes pergunta por lá sim, pois fiquei realmente curiosa com o que a senhora quería dizer!

Beijocas

*Filipa disse...

Gaja na Terça-feira mando-te uma mensagem com a resposta deles... Mas falei por alto com uma colega que tá a fazer a dissertação em abuso sexual e das 395840084 folhas de artigos que ela já leu nada lhe aponta nesse sentido.. Mas nada como perguntar a um senhor professor para ficar esclarecida.. :D