06 dezembro, 2008

Das Leben der Anderen - As Vidas dos Outros

Acabei de ver este fantástico filme!
Recomendo vivamente que o vejam se ainda não o viram. E se a minha sugestão por si só não os convence, clickem lá aqui...

Como podem perceber, uma vez que ainda ando na casa dos 20 (se bem que já perto do fim da mesma) que já sou fruto do pós 25 de Abril.
No entanto, os meus pais, viveram a adolescência sob o jugo do regime... e o meu bisavô materno foi um comunista convicto (dos que escondiam o Avante dobrado em "n" vezes em não sei que partes do corpo) e só não se lixou com F maiúsculo porque teve um instinto de sobrevivência gigante e no dia em que a PIDE lhe apareceu à porta para a revista da maison, já ele não tinha nada que o incriminasse e tinha os filhos (uma delas a minha avó) a cantar o hino da mocidade portuguesa (aprendido para uma emergência semelhante).
Também soube das inúmeras histórias do meu avô materno, que trabalhou na marinha mercante em navios de transporte de passageiros, e que, entre outras funções foi auxiliar de enfermeiro e tratou de muitas vítimas dos interrogatórios da PIDE... (confesso que na altura em que ele me contou isto, não percebia bem o que ele queria dizer com apagar os cigarros em zonas muito sensíveis)
Embora saiba destas histórias, felizmente não tenho a experiência de viver sem poder falar, ou escrever o que me vai na telha.

Mas pensar que ainda hoje, existem países onde isso acontece... onde não podem criar um blog como eu, para dizer estas coisas... faz-me, muita confusão!

1 comentário:

Joana Saramago disse...

Se tu tivesses coisas para esconder de certeza que não as escreverias num blog.
não era?