27 março, 2007

Ergonomia parte 1 - a resposta da professora!

Isto é só novas tecnologias... é um primor! Uma maravilha! Envias o trabalho por mail e dois dias depois recebes o comentário da professora! Que deixo aqui! Principalmente para me lembrar que ainda tenho imenso que fazer! A começar por imprimir o que fiz, para ela me corrigir o que quer que eu corrija!

Estive a analisar o seu trabalho e gostaria de fazer alguns comentários:Em geral, aquilo que apresentou está bem feito. Podíamos questionar algumas definições quanto aos inputs e requisitos dos sistemas mas, considero que são aspectos que poderemos alterar mais tarde. Aquilo que me parece mais importante é referir que deve abordar também os utilizadores "secundários": funcionários e visitantes. Parece-me que ficaram um pouco esquecidos nesta sua abordagem mas, também fazem parte do grupo que vai interagir com o seu ambiente.Quanto à revisão da literatura, deve continuar a sua pesquisa, sobre as outras temáticas, com o mesmo rigor e aprofundamento que demonstrou na antropometria.Para esta fase, posso lhe dizer que fez um bom trabalho, muito positivo.

E prontos... é isto! Como é que eu consigo explicar que num ambiente feito a pensar num idoso, uma pessoa mais nova consegue interagir?! Sim... eu penso que mesmo que as dimensões estejam mais baixas, um tipo mais novo também tem mais amplitude de movimentos... ora... estou a ver que o meu trabalho vai virar um monstro mítico de tamanho! LOL

2 comentários:

Anónimo disse...

Obviamente que o projecto tem de ser direccionado para o seu utilizador, o idoso!

O cuidador ou visitante deve à priori adaptar-se ao tipo de mobiliário com maior facilidade, logo não sei até que ponto se deverão ou poderão fazer grandes alterações nesse sentido.

O objectivo é a segurança, mobilidade, autonomia do idoso, autonomia essa que está inclusivamente inserida nas formas de prevenção de quedas na 3ª idade. Ao fazer determinadas alterações o objectivo não ficará comprometido?

Mãe Happy disse...

Pois, tens toda a razão Ana!
Eu tenho esse ponto de vista e o que me parece que vou ter que fazer é ir pesquisar coisas só para esta disciplina, visto que no meu projecto final vou exclusivamente falar do utilizador: os IDOSOS!