26 agosto, 2007

Palácio Fronteira


Isto de se terem amigos a trabalhar em Palácios, tem as suas vantagens!

Ontem fomos visitar o Palácio Fronteira, situado ali em Monsanto e, tenho que confessar, um palácio totalmente desconhecido para mim.
Infelizmente não se podem tirar fotos do interior, mas vale a pena se gostarem de história, pois tem uma data de pormenores relacionados com a restauração da independência que são interessantes. E uns painéis de azulejos que são do mais satirizante que eu tenho visto!
Nos jardins, podemos ver onde existiam repuxos muito elaborados e até uma sala que era o mais próximo de uma sala com ar condicionado no século XVII!

Também temos a decoração de algumas paredes que mais parecem montes de lixo, mas se olharmos com atenção, podemos ver que muitos dos objectos que estão entalhados no estuque, são cacos de pratos de um serviço de jantar da dinastia Ming e que foi usado para a inauguração do Palácio pelo Rei! E como era prática na altura, os pratos onde o Rei comia, nunca mais podiam ser usados, por isso, o Marquês da Fronteira da altura, mandou partir todos e pondo-os nas paredes, pretendeu demonstrar a vassalagem ao Rei.

Mas tenho que confessar que o que gostei mesmo mais na visita, foi ter tido a oportunidade de visitar o que não se vê! O Palácio ainda é habitado pelo actual Marquês de Fronteira. E o nosso amigo lá nos levou a ver algumas salas da residência do dito senhor. E para mim, isso é mais interessante que tudo o resto! Prefiro ver salas habitadas, do que salas montadas para o pessoal ver. E numa das salas que vimos, conseguia-se perceber bem a mescla de períodos. Frescos, objectos antigos, estantes metálicas e uma televisão! Tudo colocado sem hierarquias definidas e dando muita vida ao local!

Uma manhã em que valeu a pena levantar cedo! ;)


Foto de Francisco Zambujo

Sem comentários: