17 setembro, 2007

Concursos Públicos

Isto não é nada que me atinja pessoalmente, mas perante algo que acompanhei de perto, aprás-me comentar!

Então imaginem a cena... Um tipo que trabalha há uns 8 ou 9 anos para uma câmara Municipal. Há cerca de 5 anos, fez-se um concurso público para o pessoal entrar ao quadro. Ele estudou, fez o teste, mas quem entrou foram os que estavam a contratos há mais tempo... pelo menos foi o que ele pensou, uma vez que ainda não estava numa situação de muitos anos a contratos. Então há cerca de 2 anos, faz-se novo concurso. Ele volta a estudar a legislação, faz o teste, mas depois o concurso é anulado e não entra ninguém para o quadro. Há uns meses, novo concurso. Ele volta a estudar, faz outra vez o teste e hoje soube que ficou a largos pontos do primeiro.

Agora, eu que sou uma pessoa que julga ter um pensamento lógico, perguntei-lhe. Olha lá... se quem tem a melhor nota, entra para o quadro, que é que vai acontecer com os tipos que estão a contrato a trabalhar lá? São despedidos no término do mesmo?
Resposta: Não... se os que entram para o quadro são pessoas que não estavam na câmara, vai significar que a câmara tem que pagar novos ordenados. Pois eles não despedem quem está a trabalhar a contratos.

Ermm.... será que é só a mim que isto me faz confusão?! Tipo... se os que estão lá a trabalhar não são bons... se calhar deviam ser despedidos... ou se porventura os que lá estão a trabalhar são bons, se calhar não se devia dar tanta importância a um tesde sobre legislação, não?! É que eu não sou a favor do sistema do funcionário público intocável, mas também me faz alguma confusão ver pessoas que trabalham anos a fio a contratos, e que são boas profissionais, ficarem assim com o melão de ver que não entraram para o quadro. E a partir de agora, já não entram mesmo! Graças aos tais contratos idividuais de trabalho e o caraças, que ainda ninguém sabe muito bem como vão ser!

1 comentário:

Anónimo disse...

Cá na minha terrinha é melhor...
entram para serviços gerais de limpeza.... (alguns só têm a 4ª classe ou pouco mais), depois aguentam por lá uns mesitos a fingir que andam a limpar....dentro ou fora do edificio camarario (consoante se é homem ou mulher), de pois abrem concurso para vagas nos serviços administrativos ( e ficam logo no quadro), centenas de candidatos onde se incluem as/os tais dos serviços de limpeza.E são sempre, sempre, sempre, estes que ganham o concurso!depois entram mais para os serviços de limpeza e tudo se repete.... Ah! Ja vos disse que a câmara da minha terra é uma grande familia de trabalhadores? São todos primos, irmãos, cunhados, sobrinhos. Infelizmnete eu não tenho lá ninguém... por isso é que nunca ganho concurso nenhum, apesar de ter habilitações e experiencia de admistrativa!
Isa