11 novembro, 2007

Sabiam que LEGO significa Brincar bem?!


Em criança fui uma autêntica fanática por legos! Enquanto as outras raparigas do bairro brincavam com barbies, eu andava entretida a fazer cidades, casas, refinarias, barcos, aviões, enfim... tudo o que me vinha à cabeça e olhem que eu sempre fui criativa!

Por isso, quando descobri isto na net, não resisti! ;)


Depois da estreia no mercado, a LEGO continuou a fazer brinquedos de madeira até 1960, altura em que o armazém foi destruído pelo fogo. Em 1934, o dono baptizou a empresa com o nome 'Lego', uma abreviação das palavras em dinamarquês 'leg godt', ou 'brincar bem'. Christiansen fazia produtos a partir da madeira, incluindo escadas e brinquedos.
A Lego começou a fazer brinquedos de plástico em 1947 e foi a primeira empresa na Dinamarca a usar máquina de molde para injecção de plástico. Em 1951, os brinquedos de plástico constituíam já metade da produção da empresa. A empresa aperfeiçoou o design entre 1949 e 1958, mas desde 1958 que os tijolos básicos são os mesmos.

O grupo Lego começou a acrescentar produtos às peças tradicionais nas décadas de 60 e 70. As figuras Lego, que originalmente tinham um tom de pele amarelado e não eram nem femininas nem masculinas, chegaram em 1974.


Os produtos mecânicos conhecidos como Lego Technic foram lançados em 1977, e os robôs Mindstorms apareceram em 1998. Embora a empresa tenha introduzido vários kits com o passar dos anos, incluindo House, Farm e Pirates, a empresa não criou nenhum produto licenciado até 1999. Foi aí que a Lego lançou os conjuntos 'Star Wars' e 'Winnie the Pooh'. A decisão de fazer produtos licenciados não foi fácil para a empresa. Produzir um conjunto que tivesse um propósito definido em vez de apelar à criatividade foi totalmente contrário à filosofia da empresa. Entretanto, os conjuntos 'Star Wars' rapidamente se tornaram o recorde da nova linha de produtos mais vendida na história da empresa.
As estatísticas dizem que são possíveis 102.981.500 combinações de tijolos de 6 lados e 8 pinos. Um programa de computador revelou um número mais preciso: 915.103.765 possibilidades.
O grupo Lego é hoje o quarto maior fabricante de brinquedos do mundo. Emprega mais de 5 mil pessoas em todo o mundo. Cerca de 150 designers de 18 nacionalidades projectam os produtos para todos os diferentes conjuntos da Lego, vendidos em mais de 130 países. A Lego nunca deixou de acompanhar os tempos e, ainda hoje, os seus produtos conseguem apelar a vários tipos de público.


Pá... pelos vistos... ainda me faltam imensas hipóteses! :P

E não sabia que inicialmente eram feitos em madeira! ;)

Serviço público aqui no beco, não?! :P

3 comentários:

*Filipa disse...

Ohhhh que me deixaste com saudades!!!

Eu era viciadíssima nisso, eu e o meu vizinho juntávamos as nossas caixas e passávamos fins de semana inteiros a fazer milhares de construções, pequenas cidades, carros, centros comerciais, tudo o que se possa imaginar... Nesses dias de construções em série em ficava literalmente sem quarto!! Depois na mudança de casa a minha mãe achou que eu já era crescidita para aquilo e toca de dar a uma instituição, até hoje não lhe perdoo. No outro dia fui ao continente e vi lá as caixas de lego iguaizinhas às que tinha, pedi logo ao Pai Natal umas, duvido que ele entre nessa, mas eu cá ia adorar brincar com aquilo de novo... É de certeza um must have... =)

Serviço público e cantinho das recordações também!

...uma viajante, disse...

mEu adorava o Lego. Era como tu...as minhas amigas brincavam com as Nancys e tuchas e eu construia as minhas casas, moinhos, carros, por ai a fora. Até chegava a colocar as peças de forma a cairem como dominó a percorrer a casa toda!!a minha mãe passava-se pq havia sempre um lego perdido algures pela casa.Bons tempos. Os legos hoje axo que não são tão interessantes.

o segredo da lua disse...

eu vou deixar de vir lêr este blog, coisas inocentes fazem-me ter pensamentos pornograficos!!