11 setembro, 2007

Selecção nacional - os que vestem realmente a camisola

Como todos devem saber, está a decorrer o Campeonato Mundial de Rugby em França e das equipas concorrentes, Portugal é a única amadora.
Eu nunca liguei muito a esse desporto, sempre me pareceu bruto, e até relacionado com uma classe social.
Mas, quis o destino que eu conhecesse o irmão de um dos jogadores da nossa selecção e então comecei a prestar mais atenção a este desporto.

Perante este facto do campeonato, e depois de ter visto os jogadores a cantar o Hino com tanta garra e emoção, pus-me a pensar nisto do desporto.



Pensemos na selecção nacional de futebol. Ainda há dias, à rasca para se apurarem para o Europeu e no entanto, o jogo dá em canal aberto, eles têm ordenado, prémios de jogo, cobertura mediática, etc e tal.

E estes tipos, não têm reconhecimento nenhum, e lá estão, a lutar num mundial com equipas que realmente vivem para o desporto, ao contrário dos nosso jogadores que são estudantes, designers, marketeers, etc e tal.

E desengane-se quem pensar que eles foram para o mundial passar vergonha. Apesar da derrota no jogo inicial, frente à Escócia, eles marcaram um ensaio e o homem do jogo, adivinhem lá... sim senhor... foi o Vasco Uva.

E agora, resta-nos esperar por mais exibições com orgulho e a garra demonstradas deste sábado que passou, e pelo mítico jogo, já no próximo sábado frente aos temíveis All Black!

8 comentários:

Girstie disse...

E tens toda a razão. Defacto também não é desporto a que ligue muito, e nem percebo nada.
Mas são a selecção de todos nós e jogam de forma amadora e ainda assim estão lá. E o hino, fenomenal! Alguns no futebol nem sabem o que estão para ali a cantar, quando cantam.
A de futebol é sempre a maior mesmo que não ganhe nada, os outros nunca têm metade da atenção e fazem bem melhor!
E viva a Zaka por falar nisto! :D

MoonWolf disse...

Parabéns à Zakinha... Pois levantou esta questão...

Brilhante... E a selecção de Basket?? Tb estão a fazer uma figura interessante...

Vanessa Fernandes diz-vos alguma coisa??

Grande miuda...

Beijos

Mãe Happy disse...

Pois é lindo.
Eu quando falei aqui nos meninos do Rugby, também me quería referir a TODOS os desportistas que não os jogadores de fútebol!

Porque até enjoa ver como as televisões têm n programas sobre as regras, os comentários, os treinadores de bancada, mas exceptuando a 2, quase nunca se referem aos outros desportos!

Isso tem que mudar! Já devíamos ter percebido que não são os jogadores de fútebol que trazem medalhas e que levam o nome do nosso país mais longe!

Mas enfim... é o que temos e viva a preserverança dessas pessoas e o seu amor por Portugal!

Sara Oliveira disse...

Tens toda a razao no que disseste.
Confesso que me arripiei quando os vi a cantar o hino nacional com tanta garra e dedicaçao.
Deu-me orgulho ser portuguesa.
Vemos uns meninos de scolari a correr atrás duma bola, ganham milhoes em futebol, publicidade e sabe-se lá mais em que e nada fazem para orgulhar um pais.

Nelson Évora só teve cobertura mediática apos ter sido campeao mundial no ultimo campeonato de atletismo, que foi há coisa duns dias.
Os parolimpicos portugueses ganham tudo e mais alguma coisa, ajudas nem ve-las, quanto mais cobertura da comunicaçao social.
Infelizmente é o pais que temos. Um pais cujos objectivos dos média estao virados pra audiencias e longe se vai um codigo deontologico que tanto tempo demorou a afirmar-se!

Plum disse...

Nunca tinha visto tanta garra e emoção a cantar o nosso hino!Estes sim merecem uma vénia e a nossa admiração!!!***

Anónimo disse...

Basta dizer que amanhã vai haver logo a partir do meio dia na RTP1 um especial só sobre a porcaria do jogo que acontece às 21h.

Realmente já estou sem pachorra para tanta projecção sobre o futebol, quase que me apetece dizer a viva voz, que percam amanhã.

É pena o rugby ser transmitido em canal pago porque o Campeonato de Rugby rende muito $$$$, é o 3.º evento desportivo mais visto após os Jogos Olímpicos (estes sim merecem a pena ser vistos) e Mundial de futebol.

Mas se a Sport TV fosse uma empresa de jeito dava os direitos dos jogos da nossa selecção para as televisões em canal aberto e transmitiam os outros

Mãe Happy disse...

Pois, é que é mesmo uma vergonha não darem os jogos da Selecção Nacional de rugby em canal aberto!

No sábado lá vou rumar a casa da minha mãe e obrigá-la a ficar caladinha enquanto curto o jogo!

E obrigado pelas participações! Este, que não é um blog desportivo, só tem a ganhar com opiniões mais informadas no que toca ao desporto!

Nani disse...

Também nunca liguei a esse desporto mas estou com imensa vontade de os tornar a ver... mais depressa os ia ver ao vivo que os da selecção nacional de futebol...
... sempre defendi que ZERO devia ser o que esses meninos da bola redonda deviam ganhar por ir à selecção ... só dessa forma iria quem realmente quer defender a camisola e não apenas se mostrar!!!