04 outubro, 2007

O conceito de saudável

Hoje perguntaram-me qual é o meu conceito de saudável. Sim... que doenças considero eu que uma pessoa pode ter para ser saudável.
Ora bem... é uma pergunta complicada, mas acabei por dizer que uma pessoa é saudável se assim se considerar.
Claro que se estivermos a falar de cancros, SIDA, hepatite ou outras coisas assim do género, é diferente, mas se estivermos a falar de Asma, Diabetes ou outras assim do estilo, porque raios é que uma pessoa não pode ser saudável?
Só porque tem que andar com a bomba e ter que fazer tratamento e até ocasionalmente ir ao hospital ou porque tem que tomar os comprimidos ou até ter que dar a injecção de insulina, será que são doentes?
E eu falo com conhecimento de causa. A diabetes na minha família é uma predominância e apesar de eu ainda estar safa disso, não sei o que o futuro me reserva.

É algo complicado porque eu mesma tenho as minhas malapatas e considero-me uma pessoa saudável. E por vezes até me esqueço da esofagite... sim.. ontem o médico perguntou-me se eu estava bem e eu respondi óptima e aí ele pergunta pela esofagite e eu lá lhe explico que ando a vomitar quase em todas as refeições. E então ele diz... e então não estás bem... e eu... ah.. claro que estou!

O que eu penso é que se uma pessoa andar sempre a pensar nos problemazitos que tem, então não vive... e toda a gente tem alguns problemazitos. O truque é saber viver com eles! ;)

7 comentários:

Sara Oliveira disse...

"O truque é saber viver com eles"

Agora é q disseste tudo! :)

Girstie disse...

Ora nem mais! Há que saber viver com eles e saber passar por cima deles dentro dos possíveis. E as melhoras para essa esofagite e é bom ver que tens esse pensamento positivo :)

Anónimo disse...

Falar com evidente insistência também não é dos melhores pronúncios... apelo a alguma piedade miserabilista? ou necessidade de exibição?

Ana disse...

Saudável é viver feliz apesar dos defeitos de fabrico que se tem, não lhes dar importância a mais (só a necessária para não ficarmos mais doentinhos), ser sempre optimista e conseguir ler certos posts (como este do anónimo) e fingir que nem está lá.
Aparece no meu cafofo que és bem vinda.
Beijos

Mãe Happy disse...

Olá Ana.
Bem vinda aqui ao Beco!
Eu até ía ao teu cafofo... mas não sei o enredeço! (oopssss)
Beijoca

Anónimo disse...

Zaka já estiveste no meu cafofo e até escrevinhaste umas letrinhas, na Tertulia Cor de Rosa pá, não talembras???

Mãe Happy disse...

Oh Tertulia... eu não sabia é que tu eras a Ana! :P